Christiane Melcher /Blog

De tudo um pouco, além de arquitetura de informação e usabilidade, claro.
RSS icon Email icon Home icon
  • Palestra sobre Avaliação de Usabilidade na Globo.com

    Posted on June 8th, 2011 Christiane Melcher No comments

    Pessoal,

    De 07 a 09 de junho de 2011 acontece a XI Semana de Design na UniverCidade com acesso livre e gratuito. São palestras com profissionais da academia e mercado nos horários de 8h, 11h e 19h.

    Eu e o Eduardo Brandão faremos as palestras abaixo no dia
    09 de junho, quinta-feira, de 19h às 22h:

    ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E DESIGN DE INTERFACES NOS PRODUTOS INTERATIVOS DA GLOBOSAT
    Como funciona a metodologia de projeto de uma equipe de UX (User eXperience)
    Eduardo Rangel Brandão

    METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE USABILIDADE NA GLOBO.COM
    Os desafios de montar um laboratório de usabilidade e aplicar técnicas para avaliação de produtos de internet desenvolvidos em métodos ágeis
    Christiane Melcher

    Local: Auditório da Unidade Ipanema – prédio de frente para a Lagoa – Av. Epitácio Pessoa, 1664 – Lagoa – Rio de Janeiro.

    Mais detalhes em: http://www.univercidade.edu/uc/principal/agendaimg/2011/xisemanadesign.htm e informações pelo tel: 2536-5000

    Espero vocês lá!

    Abs,
    Chris Melcher

  • Seminário INFO: Redes Sociais – “O poder dos aplicativos”

    Posted on April 16th, 2009 Christiane Melcher No comments

    No dia 30 de março eu fui a São Paulo participar do Seminário de Redes Sociais da Revista INFO Exame numa mesa redonda sobre “O Poder dos Aplicativos nas Redes Sociais”.

    apresentação dos participantes

    Participantes da mesa:

    Christiane Melcher – arquiteta de informação da Globo.com, Guilherme Stocco – gerente de desenvolvimento da Microsoft Brasil, Rogério Bonfim – CEO da VirtualNET, Vitor Prado – diretor da HiperSocial. Mediadora: Débora Fortes – diretora de redação da revista INFO.

    Foi muito legal ser convidada para um evento como esse para falar do case do aplicativo Amazonia.vc, que a equipe de aplicativos de jornalismo (equipe A3) da Globo.com, desenvolveu para o Orkut e lançou em setembro de 2008 em parceria com o pessoal do Fantástico. Quer saber mais? Veja esse post aqui.

    case: aplicativo Amazonia.vc

    Quando lançado, o projeto alcançou 1 milhão de protestos nas primeiras 17 horas no ar e hoje, 6 meses depois, são 45 milhões de protestos.

    Essa integração entre aplicativo, portal e tv fazem toda a diferença. Pela primeira na Globo.com levamos dados de um aplicativo social para um portal tipicamente editorial, o globoamazonia.com. Tanto o mapa interativo com os pontos de desmatamento e queimadas, quanto o ranking de protestos dos usuários são puxados diretamente do app.

    twitter + app + amazonia + pesquisa

    Depois do lançamento disponibilizamos um mashup do twitter no aplicativo e fizemos um módulo administrativo onde os editores podem colocar notícias com foto ou vídeo georeferenciadas no mapa que também aparecem no mapa do app e do portal Globo Amazônia. A tv continua fazendo reportagens em programas como Fantástico, Profissão Repórter e Globo Repórter e em telejornais como Jornal da Globo, Globo Rural e Jornal Nacional. Além disso também exibe o ABC da Amazônia, pequenas “vinhetas” distribuídas pela programação da Globo.

    Falar de um projeto como esse sendo reconhecido como case e representar toda a equipe da Globo.com responsável pelo projeto, foi uma honra!

    páginas mais acessadas no orkut

    Além de falar sobre o Amazonia.vc, também falei de alguns pontos importantes para se levar em consideração ao projetar um aplicativo em uma rede social. É preciso levar em consideração o ranking de páginas mais acessadas no Orkut, onde o primeiro lugar é o álbum de fotos, o segundo o scrapbook e em terceiro o perfil. Por isso, é fundamental para o sucesso do projeto pensar em todas as “partes” que compõem um aplicativo, não só no canvas (página do aplicativo em sí). É preciso pensar como o aplicativo será exibido no perfil dos usuários que o instalaram, afinal, essa é uma porta de entrada muito importante porque as pessoas que entram no perfil de alguém com o aplicativo instalado são possíveis usuários do app. Por isso esse pedacinho do app no perfil é tão importante.

    O texto e imagem do app no diretório de aplicativos também devem ser claros e vendedores. Além disso, também é preciso pensar em como as funcionalidades serão exibidas no caso de usuários do tipo viewer e owner. Viewer é considerado o usuário que está olhando a página do aplicativo instalado no perfil de outra pessoa e não no seu próprio e o owner é o usuário que está vendo a página do aplicativo em seu próprio perfil. Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo. Imagina eu, Chris, entrando no perfil do Eduardo e vendo o Amazonia.vc dele. Ao entrar na tab “protestos”, eu devo ler “Protestos do Eduardo”. Já, ao entrar na mesma tab do meu aplicativo, instalado no meu perfil, devo ler “Meus protestos”. Um exemplo simples de mudança de label. Mas, vale lembrar que além de textos diferentes, a visualização dos dados e até as funcionalidades também podem ser diferentes. Logo, a complexidade vai aumentando com as diferenças e o tratamento que o sistema deve dar a elas.

    qualquer app precisa ser fácil de usar

    Para completar, um app precisa ser viral e simples, fácil de usar. Não adianta o usuário entrar e não entender nada e sair na hora que entrou porque não conseguiu fazer nada. No caso de Amazônia, a viralidade era discutida, por ser um app de cunho social. Porém, como a causa era nacional e importante, e tinha um apelo social (protestos), acabou funcionando bem mais até do que a equipe imaginava.

    As novas funcionalidade de integração do MSN com aplicativos, outros apps como “Eu Vou” e “Eleições 2008”, a participação da classe C nas redes sociais, e como fazer do app um negócio também foram temas abordados na mesa.


  • Globo Amazônia e Amazonia.vc no ar!

    Posted on September 26th, 2008 Christiane Melcher 1 comment

    Estava aqui pensando em como escrever o primeiro post deste blog, sobre um projeto em que fiquei tão feliz de ter feito. Já tive outros blogs, mas nunca consegui atualizar com a freqüência que gostaria. Mas, agora chegou a hora de me dedicar à este aqui. Há muito tempo que quero retomar o hábito de blogar e nada como começar com um projeto que acabou de sair do forno ;-)

    Globo Amazônia surgiu de uma parceria entre o Fantástico e a Globo.com, mais precisamente na linha de Scrum de Aplicativos de Jornalismo (G1), vulgo equipe A3 (para quem não sabe, Scrum é uma metodologia de trabalho ágil adotada em toda Globo.com. A empresa foi fatiada em pequenas equipes. Depois explico melhor em outro post).

    Essa equipe A3 é formada por 10 pessoas (1 Product Owner, 1 Scrum Master, 1 designer, eu – como arquiteta da informação, 1 HTMLer, 1 estagiário e 4 desenvolvedores). O desafio do projeto era tratar de um tema tão sério como as queimadas e o desmatamento na Amazônia sem tornar o projeto chato, cansativo e pouco interessante. Era preciso mostrar ao mundo, de forma fácil, o que está acontecendo na Amazônia e criar um espaço para as pessoas se manifestarem sobre o assunto, além de chamar a atenção do governo, através de uma mobilização nacional.

    Causa mais do que nobre e justificada, o desafio estava lançado. Começamos então fazendo um sprint de conceituação e pré-projeto (depois explico isso também, é um termo usado em Scrum para períodos de desenvolvimento/entregas de projeto). Neste sprint surgiram várias idéias megalomaníacas. Mas, ainda faltava adequar isso aos prazos/custos e compromissos assumidos. Foi aí que surgiu a idéia de fazer um aplicativo do Orkut, o Amazonia.vc. Ao invés de reinventarmos a roda, por que não aproveitarmos a existência de uma rede social já aceita pelos brasileiros e levar nossa causa para lá? Dito e feito :-)

    Amazonia.vc - mapa A cada sprint, começamos a trabalhar em funcionalidades novas. A idéia era fazer um mashup com o Google Maps utilizando os dados públicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e mostrar as queimadas em tempo real e o desmatamento na Amazônia. Mas, faltava algo. Os usuários tinham que participar de alguma maneira. Afinal, era uma causa nobre, que precisava de mobilização nacional utilizando uma rede social onde as pessoas interagem.

    Foi aí que surgiu a idéia do protesto. As pessoas deveriam conseguir protestar em cada ponto de queimada/desmatamento e mostrar ao mundo que o que está acontecendo é algo reprovado por todos, além de ajudar a chamar a atenção para as áreas em que o desmatamento e as queimadas só se multiplicam. Assim foi criado o ranking de protestos.

    Amazonia.vc - ranking de protestos Como toda idéia, a evolução foi trazendo algumas informações a mais e outras funcionalidades. Foi levantado o total de área desmatada até hoje (colocado de forma destacada na home do aplicativo) e, para facilitar a visualização das áreas já protestadas, foi disponibilizado um ícone para indicar os locais onde o usuário já protestou. As notícias do portal também foram integradas ao aplicativo e por aí vai… Idéias a mais é o que não faltam! Ainda tem muito por vir :-)

    Depois de adiantar o aplicativo, começamos a fazer o portal Globo Amazônia. Foi um grande desafio trazer o mapa interativo e o ranking de usuários para um portal fora do Orkut. Algo totalmente novo na Globo.com. Assim, quem não tem Orkut, e também quem não pretende tê-lo, pode acompanhar através do mapa interativo.

    Globo Amazônia

    O lançamento do projeto aconteceu no Fantástico do dia 7 de setembro e foi um sucesso. Nas primeiras 17 horas chegamos a 1 milhão de protestos. Algo completamente fora do previsto, o que nos deixou ainda mais felizes. Afinal, se cada um fizer um pouquinho, a gente chega lá! No Orkut também ficamos em terceiro lugar na página que lista todos os aplicativos disponíveis, o que é algo nunca alcançado antes por um aplicativo que não visa apenas o entretenimento. Depois vieram matérias no Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico novamente , Jô Soares e Profissão Repórter. É o Globo Amazônia invadindo a programação da TV!

    Uma outra coisa importante nisso tudo foi a entrevista que o ministro Carlos Minc deu ao Globo Amazônia, quando disse que estará sempre de olho no portal e assumiu o compromisso de responder aos internautas que estão protestando no aplicativo. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva também mencionou a importância dos protestos dos internautas em seu último discurso no Senado .

    Hoje, quase 20 dias depois do lançamento, já foram feitos quase 17 milhões de protestos e 285 mil instalações só no Orkut, o que indica que, para um aplicativo de cunho social, o resultado alcançado já superou todas as metas e expectativas. E o ano de 2009 ainda promete mais!

    Para conhecer o projeto, acesse o portal Globo Amazônia e instale o aplicativo do Orkut Amazonia.vc

  • Mudando o template

    Posted on September 12th, 2008 Christiane Melcher No comments

    Esse blog foi criado há séculos e nada até agora…

    Dessa vez sai!!

    Aguardem post de inauguração. Amazônia,  claro :)

    bjs,

    Chris